Pessoal, bom dia
Dando prosseguimento às musicas que elevam, trazemos hoje Bachianas n 5 - Ária (Cantilena). A versão original é para soprano e 8 violoncelos, mas trazemos o arranjo feito pelo próprio Villa-Lobos para Violão e canto.
http://www.youtube.com/watch?v=CdXXQBd--4M
Além disso, resolvi incluir aqui a história dessa versão para violão que eu retirei do livro do Humberto Amorim, Heitor Villa-Lobos e o Violão, pg. 38-39, que foi editado pela Academia Brasileira de Musica - ABM.
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Heitor e Arminda Villa-Lobos |
"A transcrição para canto e violão foi encomendada por Olga Praguer Coelho [soprano brasileira]. Tal realização está descrita, com detalhes, em um depoimento da cantora (praticamente desconhecido) gravado por Hermínio Bello de Carvalho:
Pedi ao Villa-Lobos para fazer uma versão [da ‘Bachianas nº5’] para violão. Ele passava, nessa ocasião, três meses no Brasil e três meses nos Estados Unidos, e eu morei lá 32 anos. Então nós nos víamos quase que diariamente. Ele tinha feito várias músicas para mim e o Segóvia, que foi meu marido durante 20 anos. Bem, Villa-Lobos olhou para mim, coçou a cabeça e disse: ‘-Você não vai ter paciência de estudar, vai ficar muito difícil, oito violoncelos num violão, eu não gosto do arranjo para piano, quanto mais violão, você não vai estudar e vai ficar tocando mal, fico furioso e nossa amizade vai por água abaixo.’ Então, vendo que ele não queria fazer, fui ao Segóvia e disse: Villa-Lobos não quer fazer a versão para violão, então você faz. Ele disse: ‘ -Deus me livre! Se o autor acha que via ficar difícil demais no violão, o que eu fizer ele vai criticar e aí nós vamos brigar também.’ Não fez. Aí eu voltei para o Villa-Lobos e arranjei como advogada a Mindinha, mulher dele. Ela disse: ‘-Você decora o acompanhamento para piano, um dia você vem jantar aqui conosco (isso já era no Rio, porque a história tinha começado em Nova Iorque), come pouco durante o jantar para não diminuir o fôlego. Aí então sem ele saber vou mudar as cordas do violão, que estão horrorosas e enferrujadas, depois você senta no piano como quem não quer nada, canta as ‘Bachianas’ e depois tenho a certeza de que, vendo que você decorou as ‘Bachianas’ inteira, ele vai tentar fazer o acompanhamento.’ Bom eu fui. Comi pouco, voltamos para a casa (jantamos no Ginástico Português, onde comiam diariamente) e sentei ao piano, cantei a ‘Bachianas’. Ele me olhou no final muito surpreso e disse: ‘-Sim senhora, e no tom original, hein?!’ E aí a Mindinha falou: ‘- Você não quer experimentar o violão?’ Ele respondeu :’- Ah,meu violão está horrível, as cordas estão horrorosas.’ Ela disse:’-Não, eu mudei.’ ‘Ah você mudou então? Isto é um complô.’ Ela disse que não, que não era um complô ‘mas como eu sabia que ela (Olga) ia querer que você tocasse e tentasse fazer o acompanhamento (da ‘Bachianas’) mudei as cordas.’ Aí veio o violão, ele afinou. Você vai escrever agora, eu disse:’-vou viajar para a Suécia e só saio daqui com a partitura.’ Villa-Lobos sentou-se diante da partitura que é para oito violoncelos e me disse que a ‘Bachianas nº5’ foi composta para 9 violoncelos: enamorou-se do canto que fazia o 1º cello e resolveu então utilizar uma voz feminina e por isso a reescreveu para soprano. Aí sentou-se e começou a ler, à primeira vista, o acompanhamento ao violão. Nós estávamos, Eu e a Mindinha, emocionadíssimas. Ele disse: ’-pode ser que saia o acompanhamento. ’- Você vai escrever já, ela falou. Saí de lá às 5 da manhã com a partitura embaixo do braço.
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Olga Praguer Coelho |
Obs.: Se quiserem ouvir a versao original para canto e 8 violoncelos tem no link:
http://www.youtube.com/watch?v=cAS9uoLXZak&feature=related