domingo, 16 de janeiro de 2011

Músicas que Elevam o Espírito - 25Nov2010

Pessoal, bom dia.

Hoje trazemos novamente nosso Maestro Maior: Heitor Villa-Lobos. A peça de hoje é o Choros Nº1, executada por Turíbio Santos.

O Villa-Lobos tem uma série de 14 peças chamadas Choros para diferentes tipos de intrumentos e formações de orquestras. Por exemplo, o Choros nº 1 é para violão, o nº 2 é para flauta e clarinete, o nº 5 é para piano, o nº10 é para coral e orquestra (Uma obra prima!) e etc.
Maestro Heitor Villa-Lobos

A obra de Villa-Lobos para violão é muito importante e até hoje faz parte do repertório dos grandes violonistas eruditos internacionais e objeto de estudo em Conservatórios de Música do mundo inteiro.

O violonista de hoje é o Turíbio Santos. O Turíbio, que hoje é diretor do Museu Villa-Lobos no Rio de Janeiro e um Imortal da Academia Brasileira de Música, foi o primeiro violonista erudito brasileiro a fazer sucesso internacionalmente. Ele recebeu, em 1965, o 1º lugar do Concurso Internacional de violão da ORTF (Office de Radiodiffusion et Television Française) em Paris, lançando assim sua carreia internacional [1]. Isso abriu caminho para outros violonistas brasileiros executassem obras clássicas, como Sérgio e Eduardo Abreu, Sérgio e Odair Assad, dos Duos Abreu e Assad respectivamente, Fábio Zanon, etc.
Turíbio Santos com Andrés Segovia, em 1965
 

Eu, particularmente, gosto do Choros nº1 tocado em um andamento um pouquinho mais lento, mas não invalida a linda execução do Turíbio.

http://www.youtube.com/watch?v=lqnVCIzyVEU&feature=related

Mais detalhes:
[1] - http://www.turibio.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário