quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

Músicas que Elevam o Espírito - 19Jan2011

Pessoal, bom dia.

Hoje eu gostaria de prestar uma solidariedade às vítimas da tragédia que se abateu na região serrana do Rio de Janeiro. Só em Nova Friburgo, que já foi considerada a Suíça Brasileira, foram 335 mortos até agora. Estima-se que ao todo, o número de mortos possa passar de 1000, sem mencionar o número de desabrigados. É impressionante como todo ano ocorrem tragédias relacionadas com chuvas, enchentes e tempestades, e muito pouco é feito. Não existe uma política séria de remoção das pessoas vivendo em áreas de risco e tampouco sistemas de alarmes de tempestades como nos países sérios. Eu costumo dizer que existem duas formas de aprendizado na vida: ou por amor ou pela dor. Infelizmente, o ser humano tem uma tendência maior de aprender pela dor. Eu sinceramente espero que a morte dessas pessoas não tenha sido em vão e que daqui para frente políticas sérias sejam tomadas para evitar que tragédias como essa ocorram novamente.

Como parte neste cenário de tragédia, o Sítio Poço Fundo, localizado em São José do Vale do Rio Preto na região serrana do Rio de Janeiro, onde o maestro soberano Tom Jobim passava férias de verão e compôs várias músicas, inclusive Águas de Março, Dindi, Matita Perê, entre outras, foi completamente destruído em duas horas.  

Sítio Poço Fundo antes da Tragédia

Sítio Poço Fundo depois da Tragédia

Como uma homenagem às vítimas desta tragédia, gostaria de dedicar a música Águas de Março do Tom Jobim cantada em Hebraico, mostrando que uma obra-prima não depende de língua, nação, e que é atemporal. Que essa música traga esperança para as vítimas da tragédia e a certeza de que o sol sempre brilha depois da tempestade, renovando a fé em dias melhores no futuro.

Segue o link da música: http://www.youtube.com/watch?v=JDFYi_UYsKg