segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

Músicas que Elevam o Espírito - 17Jan2011

Pessoal, bom dia.

Primeiramente gostaria de dizer que agora nós temos um blog para continuarmos a nossa série de Músicas que Elevam para que possamos escrever e comentar de qualquer lugar. O endereço é
http://drlucianomachado.blogspot.com

Hoje, para iniciarmos o nosso blog, trazemos o incomparável João Pernambuco. João Teixeira Guimarães, mais conhecido como João Pernambuco (foto abaixo), nasceu em Pernambuco em 02/11/1883, e migrou para a então capital da república, o Rio de Janeiro, bem no início do Século XX (1902). Filho de um português com uma índia, João começou aprender violão desde menino. Reza lenda que João era analfabeto e por causa disso, tinha medo de que mostrar suas músicas para que as pessoas não as roubassem. Dizem até que Luar do Sertão foi um exemplo disso, visto que o letrista, Catulo da Paixão Cearense, a registrou como somente sua. Existe um relato do Pixinguinha que ele afirma ter visto João Pernambuco tocar a música bem antes de existir letra. Rumores à parte, é só conhecer um pouquinho das músicas de João para ver que Luar do Sertão é a cara dele.

João Pernambuco

João Pernambuco escreveu uma série de músicas que ainda hoje fazem parte do repertório de grandes violonistas, do erudito ao popular. Sons de Carrilhões, que é na minha opinião o Hino do Violão Brasileiro, Graúna, Interrogando, são grandes sucessos de João. Certa feita Villa-Lobos disse:"Ah João Pernambuco… nem mesmo Bach se envergonharia de assinar seus estudos!" Se Bach não se envergonharia, imagina se o Villa-Lobos iria… O primeiro compasso do Prelúdio nº5 de Villa-Lobos é quase que uma cópia fiel do primeiro compasso de Sonho de Magia, do João.

De 1919 e 1922, João participou do conjunto Oito Batutas que mais tarde alcançaria fama ao excursionar pela Europa. Além de João, o conjunto ainda contava com Pixinguinha, o China que era irmão do Pixinguinha, e o Donga (aquele mesmo de Pelo Telefone que foi o considerado o primeiro samba, mas que na minha opinião era um choro-maxixe... hehehe).

Os Oitos Batutas
Nesta foto de Os Oito Batutas, de 1919,. Pixinguinha é o segundo de pé da esquerda para direita, o China é o primeiro sentado na esquerda, o João Pernambuco é o terceiro sentado da esquerda para direita e o Donga é o último sentado da esquerda para a direita.

Senhores, com vocês Sonho de Magia de João Pernambuco: http://www.youtube.com/watch?v=TT32Zs2GpbI&feature=related 

Eu não sei quem é o violonista mas acho que ele mandou bem.