domingo, 16 de janeiro de 2011

Músicas que Elevam o Espírito - 04Jan2011

Pessoal, bom dia.
A nossa série de Músicas que Elevam trás hoje um Ás da música brasileira: Waldir Azevedo!

Carioca, do subúrbio, dono de uma imensa musicalidade e sensibilidade para atingir diretamente o gosto popular de sua época, Waldir compôs mais de 150 músicas, e gravou mais de 30 álbuns. Antes de se dedicar à música profissionalmente, Waldir era escriturário no setor de Engenharia da Light (Companhia de Eletricidade do Rio de Janeiro). Reza a lenda que ele, quando estava em lua-de-mel recebeu um aviso de um amigo dizendo que tinha uma vaga aberta para cavaquinista no conjunrto regional do Dilermano Reis, com carteira assinada e tudo mais!! Com essa nova renda extra, Waldir iria dobrar o seu sálario. Então, em plena lua-de-mel, ele virou-se para a mulher e disse: -"Mulher, vamos voltar para o Rio. Preciso fazer um teste para cavaquinho." A esposa dele respondeu: "Meu filho, lua-de-mel, é uma vez só na vida. Vai você, porque eu vou ficar aqui." E foi o que aconteceu, ele passou no teste e ficou tocando com o fabuloso Dilermando Reis, até que ele assumiu o conjunto quando o Dilermando saiu.

Waldir Azevedo
Eu não gosto de repetir música, mas hoje trazemos novamente Brasileirinho. Deixo aqui um fragmento de história retirado do site do Waldir (www.waldirazevedo.com.br):

"Foi em um encontro familiar que Waldir Azevedo, numa inspiração inexplicável, pode dar início ao primeiro fragmento melódico de seu grande sucesso "Brasileirinho", ao atender o insistente pedido de um primo de sua esposa Olinda, na época um menino de nove anos, que tocasse em seu cavaquinho de plástico, que contava com apenas uma corda. O improviso agradou tanto o menino que teve de ser repetido várias vezes a ponto de Waldir decorá-lo. À noite, na rádio (Rádio Clube do Rio), Waldir contou o feito a seus companheiros, tocando-lhes o referido fragmento melódico, imediatamente harmonizado por seu violonista Jorge Santos.
Essa música foi apresentada num programa ao vivo na rádio, quando Waldir improvisou a segunda parte para completá-la, já que tinha de apresentar algo novo naquela noite e, para sua surpresa, arrancou aplausos entusiásticos da platéia presente."

Meus amigos, com vocês o grande Waldir: http://www.youtube.com/watch?v=Si5y0QGSjTY&feature=related


Have fun and be in peace!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário